Dificuldade para Respirar

Dificuldade para respirar, também conhecida como dispneia, pode ser um sintoma de várias condições médicas diferentes, algumas das quais podem ser graves. É essencial buscar atendimento médico profissional para obter um diagnóstico adequado e um plano de tratamento apropriado.

A dificuldade em respirar pode ser causada por uma variedade de razões e é importante determinar a causa subjacente para obter um tratamento adequado. Algumas das possíveis causas incluem asma, infecções respiratórias ( Pneumonia ou Covid 19), doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), problemas cardíacos, Exarcebações de Doenças Pulmonares Crônicas, Câncer de Pulmão ou Quimioterapia para outros cânceres, Anemia, Baixo Nível de Atividade Física,ansiedade ou pânico, entre outras condições.

O QUE SE PODE FAZER PARA TRATAR OU REDUZIR A DIFICULDADE DE RESPIRAR:

Frequentemente existe coisas que podemos fazer para limitar ou controlar a dificuldade respiratória O primeiro passo e descobrir qual a causa do problema,e o melhor tratamento. Algumas coisas podem ajudar sua dificuldade respiratória dentre elas:

1- Tomar as medicações já prescritas por sua doença respiratória crônica , e esta pode ser a principal razão que muitas pessoas tenham dificuldade para respirar.

2- Perguntar ao seu médico ou profissional de saúde com você deve usar seu inalador e ou inalador de pó seco para as suas condições crônicas de saúde.

3- Uso de Oxigênio como tratamento ajuda as pessoas com níveis de oxigênio baixo que dificulta a respirar.

4- Aprender técnicas para respirar com Fisioterapia ou Reabilitação para doenças respiratórias crônicas.

5- A dificuldade respiratória pode melhorar com Atividade Física orientada por profissionais da área de saúde.

Se você já foi diagnosticado com uma condição respiratória, pode ser útil seguir o plano de tratamento recomendado pelo seu médico. Se essa dificuldade para respirar é algo novo ou está piorando, é importante buscar avaliação médica para descobrir a causa e receber tratamento apropriado.

Lembre-se de que somente um profissional de saúde qualificado poderá fornecer um diagnóstico preciso e orientações adequadas com base em uma avaliação completa da sua condição.

Referências:

www.thoracic.org/patients, www.liverbetter.org , www.copdfoundation.org